Alô, mamãe, vim para ficar!

Tá bom, não deve ser exatamente o m² mais caro do mundo. Estou super corrida para fazer uma pesquisa na internet sobre os reais m²s mais caros do mundo, então vamos levar em consideração que este é um texto apoiado no que eu mesma penso.

Não sei se todos já ouviram falar do projeto Max Haus. Bom o conceito é tão simples que parece até óbvio: plantas que giram em torno de 70m², localizados em bairros bacaninhas, com revestimentos considerados bacaninhas, como concreto aparente, e que são baseados na Arquitetura Aberta™ (sim, eles registraram este termo), ou seja, você fica livre para colocar as paredes onde bem entende.

Bom, aí você pensa que, hipotéticamente, deve ser um espaço bem bacanamente baratinho, já que eles não gastam com revestimentos, não gastam tutano pensando na melhor forma de fazer encaixar o quarto da empregada sem que ela tenha que pular a máquina de lavar para chegar nele, e que se tratam de espaços relativamente pequenos.

Ah my friend, mas e aí que você se engana.

Peguemos como exemplo a unidade recém inaugurada na Berrini.





Um apartamento de 70m² custa R$ 600.000,00.Dá para acreditar? Dividindo este preço pela metragem, temos como resultado a modesta quantia de R$ 8.571,50 por metro quadrado.







Claro, se você quiser pode comprar um Max Haus na Cidade Dutra pela bagatela de R$ 220.000,00. Ou então se quiser ser mais bacana que a ralé do Brooklin, pode adquirir seu exclusivo Max House Itaim pela modesta quantia de R$ 800.000,00. R$ 8000.000,00!!!!!!!! ( o que dá R$ 11.428,50 pelo espaço demarcado acima).

O mais, digamos, curioso, é que o conceito tem uma linguagem totalmente jovem, dexxxcolada, moderninha.

Mas me diga: que jovem, brasileiro, proletário, no auge dos seus 30 anos tem alguma condição de embarcar em um financiamento desses? Eu, arquiteta, antes dos 50 e poucos não consigo adquirir meu próprio Max Haus. O que vai me tornar uma pessoa totalmente obsoleto, tãããão 2009. E agora?!!

Eu já andava bem inconformada com a Idea Zarvos, outra que lança apartamento de jovem com preço de tiozão, mas agora acho que o mercado imobiliário perdeu totalmente a referência.


E eu continuo morando com a minha mãe.

3 comentários:

Alex disse...

hahahah, ótimo texto e critica, parabéns!

tangerine disse...

Obrigada Alex!
Muito legal o seu blog também. Curti a seção Arq Tosqueiras!
Volte sempre!

Anônimo disse...

Isso é o que todas as mães querem escutar quando tem um filho que mora fora do país...
Meus pais estão esperando que eu fale isso e vão escutar dentro de pouco :)
O primeiro que vou fazer quando chegar vai ser delivery em itaim das minhas comidas favoritas.